Benefícios da Reforma de Pneu

A reforma de pneus é uma atividade essencialmente verde, pois a utilização deste processo permite dar novas vidas úteis ao pneu, com a mesma durabilidade e a mesma segurança de um pneu novo, entretanto com muito mais economia. Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo e ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável, eis aqui um grande benefício dessa atividade: economizar o chamado “ouro preto”. O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica, pois a recapagem proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

Benefícios da reforma

  • Menor demanda de recursos naturais não renováveis;
  • A reforma de pneus contribui para minimizar a geração de resíduos sólidos de difícil destinação e consequentemente ameniza o efeito do aquecimento global;
  • Menor custo para o usuário final. A reforma de um pneu de máquina custa, em média, 30% do valor de um pneu novo, reduzindo os custos das empresas e trazendo benefícios para a comunidade em geral;
  • Um pneu reformado atende às mesmas exigências de segurança de um pneu novo, proporcionando tranquilidade aos usuários;
  • Um pneu pode ser reformado mais de uma vez e “rodar” com desempenho e segurança;
  • Reformar pneus é contribuir para a construção de um planeta melhor para as futuras gerações;

Controle de Resíduos Sólidos

O processo de recondicionamento de pneus gera um resíduo sólido que chamamos de raspas de pneu, que são pedaços granulados da borracha velha retirada no processo de raspagem e escareação. Sempre focados em manter nosso compromisso com o meio ambiente, temos contratos com empresas especializadas na reciclagem desse produto, o qual é utilizado na fabricação de solas de sapatos, tapetes de automóveis, artigos para jardinagem, entre outros. Nosso PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) foi elaborado por um engenheiro de acordo com as diretrizes ambientais, e está autenticado e aprovado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Controle de Poluentes Atmosféricos

No processo de recondicionamento dos pneus as máquinas são aquecidas através de uma caldeira a vapor, a qual é alimentada com lenha. Para colaborarmos com a redução do consumo de recursos naturais e de acúmulo de lixo, nós coletamos lenhas inservíveis em empresas e casas, tais como: pallets quebrados, restos de construções e demolições, entre outras. Por se tratar de uma caldeira a vapor, sempre há a emissão de gases atmosféricos e para que mantenhamos nossa responsabilidade ambiental realizamos periodicamente a análise gasosa, a qual deve estar de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA – Resolução nº. 054, de 22 de DEZEMBRO de 2006. (Esta e demais resoluções disponíveis no final desta página)

Pneus Inservíveis

Os pneus que não podem ser reaproveitados passam por um processo de “desmembramento”, onde será separada a borracha do pneu, os talões e o machão.

  1. RASPAGEM

O pneu recusado vai para o torno de raspagem, onde será tirada toda a borracha da banda de rodagem.

  1. CORTE DOS TALÕES

Depois que o pneu está livre da borracha velha ele é encaminhado para um cavalete, onde em um processo manual é retirado os dois talões, ou seja, as laterais do pneu. Esse material é utilizado no serviço de troca de talão, ou seja, serve para substituir o talão danificado de outro pneu que esteja em um estado bom de borracha na banda de rodagem.

  1. CORTE DO MANCHÃO

Assim que o pneu recusado está livre da borracha velha e das laterais, sobra somente a lona do pneu. Esse material é utilizado em serviços de vulcanizações e duplagens de outros pneus, prolongando assim a vida útil dos mesmos.

meioambiente

Coleta de Pneus Inservíveis

Disponibilizamos o serviço de coleta de pneus de máquinas sucatas e correias transportadoras, dando a estes um destino final adequado de acordo com a Resolução nº 416, de 30 de Setembro de 2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Oferecemos para sua empresa toda a documentação necessária exigida pelos órgãos ambientais. Para maiores informações entre em contato conosco.

Documentação

  • Alvará de Funcionamento da Prefeitura Municipal;
  • Contrato com a NR Medicina do trabalho (referente aos programas PPRA, PCMSO, LTCAT e PPP);
  • Cadastro Técnico Federal – IBAMA;
  • Licença de Operação – IAP;
  • Certificado de Registro – SERFLOR;
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • Certificado de Responsabilidade Ambiental (emitido após a retirada dos pneus e correias).

Resoluções

Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – Resolução nº. 258, de 26 de AGOSTO de 1999

http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=258

Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – Resolução nº. 301, de 21 de MARÇO de 2002

http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=364

Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – Resolução nº. 416, de 30 de SETEMBRO de 2009

http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=616