Este processo permite aumentar a vida útil do pneu através do reforço e durabilidade proporcionados pelo manchão aplicado, deixando o pneu com uma resistência incomparável. Muito parecido com o processo de vulcanização, o pneu a ser duplado passará por AVALIAÇÃO, ESCAREAÇÃO, APLICAÇÃO DO MANCHÃO e CÂMARA DE VAPOR, ficando pronto para ser entregue ao CLIENTE.

Avaliação

O técnico avaliará se a estrutura do pneu está apta para receber o machão de duplagem. Para um serviço de qualidade e com garantia, o pneu não deve ter vulcanizações a serem feitas e o seu talão deverá estar em perfeito estado.

Escareação

Toda parte interna do pneu passa pelo processo de escareação, ou seja, é realizada a raspagem eliminando todas as sujeiras, preparando-o para receber o material da duplagem,

Aplicação do Manchão

Assim que a parte interna do pneu estiver limpa e com a aderência correta, será aplicada uma camada fina de cola especial e colocado o manchão da duplagem, tornando-o muito mais resistente. Esses manchões são fabricados pela Campo Bello no processo de “desmembramento” do pneu recusado.

Câmara de Vapor

Depois de aplicado o manchão será colocado no pneu uma câmara especial, a qual possui uma entrada e uma saída de ar que serão utilizadas para a passagem do vapor. Mantendo o pneu a uma temperatura média de 150°C, uma pressão de 30 libras e por um período mínimo de 6 horas, o vapor irá fazer com que o machão se funda ao pneu, deixando-o com o dobro de lonagem. Diferente do processo de recapagem e vulcanização, a duplagem não precisa de acabamento, pois o material colocado é feito sob medida e não gera sobras, sendo assim, após o termino do processo de cozimento, o pneu será desmontado e estará pronto para ser entregue ao cliente.

Cliente

Clientes com máquinas que trabalham em solos irregulares e que têm seus pneus cortados com muita frequência procuram o serviço de duplagem justamente por ele oferecer uma maior resistência, tendo assim um custo benefício relevante pois além da redução dos gastos com manutenção e mão de obra dos pneus cortados, evitam que suas máquinas parem constantemente.