O pneu encaminhado para o recape é aquele que tem uma carcaça em bom estado, porém não tem mais borracha para continuar rodando na máquina. Este pneu passará pelos processos de AVALIAÇÃO, RASPAGEM, APLICAÇÃO DO CAMELBACK, MÁQUINA DE RECAPE e ACABAMENTO para finalmente ser entregue ao CLIENTE.

Avaliação

O pneu passa por um exame preliminar para selecionar as carcaças que estejam em condições de reforma. Nesta fase eliminamos todas as carcaças que apresentam defeitos que impossibilitem a reconstrução com qualidade, segurança e garantia.

Raspagem

Após a inspeção, o pneu vai para um torno, onde é realizado o desgaste da banda de rodagem. O objetivo é remover a parte remanescente da banda já desgastada, deixando a carcaça limpa, com textura, dimensões e simetrias corretas, seguindo um padrão de reforma, para proporcionar uma ótima aderência ao Camelback.

Aplicação do Camelback

Camelback é uma manta de borracha lisa de borracha não vulcanizada, onde sua largura, comprimento e espessura variam de acordo com a medida do pneu e o desenho que será moldado nele. Assim que o pneu estiver raspado será aplicada sobre ele uma camada fina de cola e a manta do camelback.

Máquina de Recape

Para uma mesma medida de pneu existem vários desenhos que variam de acordo com sua utilização, ou seja, a mesmo pneu pode ser aplicado na área agrícola, terraplanagem, florestal, entre outras, mas o que determina sua utilização é o tipo de desenho. Depois de aplicada a manta de camelback, o pneu vai para máquina de recapagem, onde lá estará montada a matriz (molde de alumínio) com o tipo de desenho que queremos formar nessa manta lisa. Dentro da máquina de recape o pneu passa por um processo de “cozimento”, o qual é exposto a uma temperatura média de 180ºC e uma pressão de 150psi. O tempo varia de acordo com o tamanho do pneu e o estado da carcaça, sendo que alguns pneus ficam em torno de 2h sob esse processo e outros até 8h. As máquinas de recape são aquecidas através de uma caldeira a vapor.

Acabamento

Assim que o pneu sai da máquina, ele é desmontado e encaminhado para o acabamento, onde serão retirados os pequenos excessos de borracha e passado tinta na lateral do pneu, deixando-o pronto para ser entregue ao cliente.

Cliente

Existem dois tipos de cliente para esse serviço, aquele que possui uma carcaça velha e deseja recuperá-la e aquele que não possui o pneu e deseja comprar um reformado devido ao baixo custo em comparação ao novo.